top of page
Buscar

10/02/2021

[DESTAQUE DO MERCADO]


🚧 SANTOS BRASIL S.A.


A Santos Brasil é referência na operação portuária de contêineres no Brasil, mas não se limita a essa atividade. A empresa foi fundada em 1997 a partir do consórcio vencedor do leilão de privatização do Terminal de Contêineres de Santos, o Tecon Santos, com investimento de US$ 250 milhões, sob o nome “Consórcio Santos Brasil”. A razão social da companhia passou a ser Santos Brasil Participações após uma reestruturação societária, em 2006. Na oportunidade, a companhia passou a ser listada na Bovespa. Em 2016, a companhia ingressava no Novo Mercado.


Atualmente, a atuação da empresa pode ser resumida em três áreas: 1) terminais portuários; 2) logística; e 3) terminal de veículos. A empresa está presente no Brasil através de cinco terminais, sendo: 3 terminais de contêineres, 1 terminal de veículos e 1 terminal de cargas gerais.


1) Terminais Portuários: cerca de 20% do contêineres que entram e saem do Brasil passam pela Santos Brasil. O número atinge mais de 1 milhão de unidades por ano; ou seja, 2 contêineres por minuto. Os terminais operados pela Santos Brasil são: i) Tecon Santos (SP); ii) Tecon Imbituba (SC); e iii) Tecon Vila do Conde (PA). O Porto de Santos é o maior do país e e tem volume e eficiência a nível global.


2) Logística: a empresa também conta com segmento de logística e transporte de cargas - a Santos Brasil Logística. A empresa é capaz de fornecer serviços diferenciados de engenharia logística, desde o porto até o consumidor final (do porto à porta). Para tanto, ela conta com uma frota própria de caminhões de cerca de 130 veículos para realizar a sincronização entre o transporte marítimo e a cadeia logística de exportadores e importadores.


3) Terminal de Veículos: é localizado ao lado do Tecon Santos, sendo o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional total para 300 mil carros.


Ano após ano, a empresa quebra recordes de produtividade nos seus terminais. A título de comparação, em 1997, logo antes da Santos Brasil assumir o Tecon Santos, este registrava 11MPH (movimentos por hora); já em março de 2015, o Tecon Santos atingiu a marca de 110MPH. Por esse motivo, em 2015 a empresa obteve a renovação do arrendamento do Tecon Santos para os próximos 25 e, em 2017, obteve a renovação do arrendamento do Terminal de Contêineres de Vila do Conde para os próximos 15 anos.


E você? O que acha deste modelo de negócios?

#lmfufrgs#destaquedomercado#santosbrasil#container#tecon




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page