Buscar

10/02/2021

[DESTAQUE DO MERCADO]


ūüöß SANTOS BRASIL S.A.


A Santos Brasil √© refer√™ncia na opera√ß√£o portu√°ria de cont√™ineres no Brasil, mas n√£o se limita a essa atividade. A empresa foi fundada em 1997 a partir do cons√≥rcio vencedor do leil√£o de privatiza√ß√£o do Terminal de Cont√™ineres de Santos, o Tecon Santos, com investimento de US$ 250 milh√Ķes, sob o nome ‚ÄúCons√≥rcio Santos Brasil‚ÄĚ. A raz√£o social da companhia passou a ser Santos Brasil Participa√ß√Ķes ap√≥s uma reestrutura√ß√£o societ√°ria, em 2006. Na oportunidade, a companhia passou a ser listada na Bovespa. Em 2016, a companhia ingressava no Novo Mercado.


Atualmente, a atuação da empresa pode ser resumida em três áreas: 1) terminais portuários; 2) logística; e 3) terminal de veículos. A empresa está presente no Brasil através de cinco terminais, sendo: 3 terminais de contêineres, 1 terminal de veículos e 1 terminal de cargas gerais.


1) Terminais Portu√°rios: cerca de 20% do cont√™ineres que entram e saem do Brasil passam pela Santos Brasil. O n√ļmero atinge mais de 1 milh√£o de unidades por ano; ou seja, 2 cont√™ineres por minuto. Os terminais operados pela Santos Brasil s√£o: i) Tecon Santos (SP); ii) Tecon Imbituba (SC); e iii) Tecon Vila do Conde (PA). O Porto de Santos √© o maior do pa√≠s e e tem volume e efici√™ncia a n√≠vel global.


2) Log√≠stica: a empresa tamb√©m conta com segmento de log√≠stica e transporte de cargas - a Santos Brasil Log√≠stica. A empresa √© capaz de fornecer servi√ßos diferenciados de engenharia log√≠stica, desde o porto at√© o consumidor final (do porto √† porta). Para tanto, ela conta com uma frota pr√≥pria de caminh√Ķes de cerca de 130 ve√≠culos para realizar a sincroniza√ß√£o entre o transporte mar√≠timo e a cadeia log√≠stica de exportadores e importadores.


3) Terminal de Veículos: é localizado ao lado do Tecon Santos, sendo o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional total para 300 mil carros.


Ano após ano, a empresa quebra recordes de produtividade nos seus terminais. A título de comparação, em 1997, logo antes da Santos Brasil assumir o Tecon Santos, este registrava 11MPH (movimentos por hora); já em março de 2015, o Tecon Santos atingiu a marca de 110MPH. Por esse motivo, em 2015 a empresa obteve a renovação do arrendamento do Tecon Santos para os próximos 25 e, em 2017, obteve a renovação do arrendamento do Terminal de Contêineres de Vila do Conde para os próximos 15 anos.


E você? O que acha deste modelo de negócios?

#lmfufrgs#destaquedomercado#santosbrasil#container#tecon




13 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo