top of page
Buscar

09/12/2020

[DESTAQUE DO MERCADO]


🏢 IGUATEMI


A Iguatemi Empresa de Shopping Centers foi constituída em 1979 na forma de sociedade limitada por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati. As atividades iniciaram-se com a aquisição dos ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., o que incluía participação no Iguatemi São Paulo, primeiro shopping center do Brasil.


Na década de 80, a empresa inaugurou os Shoppings Iguatemi Campinas (1980) e Porto Alegre (1983). A grande expansão se deu, porém, na década de 90, com a inauguração do: (i) Shopping Praia de Belas em Porto Alegre; (ii) “Marketplace” em São Paulo; (iii) Iguatemi Rio; (iv) Iguatemi Caxias do Sul; e (v) Iguatemi São Carlos.


O IPO veio em 2007, quando o Iguatemi captou aproximadamente R$ 550mi e tornou-se a primeira companhia de shopping centers listada no Brasil. A partir daí, a companhia continuou a construção de novos shoppings, outlets e marketplaces em diversas regiões do Brasil, bem como aumentou a participação nos já existentes.


Além de anunciar diversas expansões e reformas, como a realizada no Iguatemi Porto Alegre em 2016, a companhia vem buscando parcerias para resolver problemas recentes do setor. Em 2019, o Iguatemi fechou parceria com o iFood para operacionalizar as atividades de delivery dos restaurantes que integram suas praças de alimentação, de modo a facilitar a logística entre restaurante e entregadores e expandir o faturamento dos estabelecimentos.


No mesmo ano, o Iguatemi lançou a Iguatemi ONE, seu programa de relacionamento e fidelização, visando ao aprimoramento da jornada “phygital” (físico + digital). Ainda em 2019, a companhia lançou o Iguatemi 365, seu e-commerce em formato marketplace com mais de 90 marcas.


Por sua vez, o ano de 2020 mostra-se crucial para o setor. No primeiro trimestre, muito por conta das restrições totais ao funcionamento dos shoppings, os lucros do Iguatemi tombaram. Porém, nos trimestres subsequentes, a companhia vem mostrando forte retomada nos resultados.


O setor de shoppings centers vem sofrendo mudanças desafiadoras, as quais foram aceleradas pela Pandemia. Os hábitos dos consumidores está mudando e players digitais impõem uma nova dinâmica para o varejo.


Mesmo assim, o Iguatemi vem mostrando capacidade para inovar e enfrentar tais desafios, propondo adaptações para uma nova conjuntura do varejo, ao passo que mantém suas raizes e adapta os estabelecimentos físicos já existentes aos novos padrões de consumo.


E você? O que acha deste modelo de negócios?





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page