top of page
Buscar

07/10/2020

ūüöŅDuratex S.A.


No in√≠cio da d√©cada de 1950, Eudoro Villela, Nivaldo Coimbra de Ulh√īa Cintra e Alfredo Egydio de Souza Aranha iniciaram um neg√≥cio de fabrica√ß√£o de chapas de fibra de madeira no Brasil, um material que at√© ent√£o era exclusivamente importado da Su√©cia. Foi de l√° que eles importaram os equipamentos necess√°rios para a f√°brica, que iniciou em 31 de mar√ßo de 1951.


Curiosamente, a empresa tem o seu capital aberto desde sua concep√ß√£o. Ao longo da d√©cada de 1960, a empresa expandiu suas vendas no Brasil e come√ßou a exportar seus produtos de madeira para os EUA. A empresa tamb√©m diversificou suas opera√ß√Ķes para a produ√ß√£o de ra√ß√Ķes animais e tintas.


A década de 70 foi marcada pela aquisição da Deca, fabricante de metais de banheiro, ampliando o portfólio da empresa. A empresa também investiu na integração vertical de matérias primas e na construção de várias fábricas em São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.


A Duratex procurou consolidar suas posi√ß√Ķes no mercado nacional e fortalecer suas exporta√ß√Ķes na d√©cada de 80, com especial aten√ß√£o nos avan√ßos tecnol√≥gicos e na centraliza√ß√£o da administra√ß√£o.


Os esfor√ßos foram coroados ao longo dos anos 1990, quando a empresa foi reconhecida por v√°rias certifica√ß√Ķes e por seu Sistema de Gest√£o Ambiental, sendo a primeira empresa da Am√©rica do Sul a ganhar o selo Forest Stewardship Council de Manejo Florestal.


Nos anos 2000, a empresa consolidou-se em ramos de metais (Deca) e de madeira, al√©m de expandir suas opera√ß√Ķes de produ√ß√£o de cer√Ęmica, adquirindo a Cecrisa, dona das marcas Portinari e Cecrisa, em 2019.


Hoje, a Duratex tem 69 anos de atuação no Brasil, possuindo algumas das marcas mais reconhecidas pelos brasileiros, e contando com 12 mil colaboradores, mais de 30 unidades produtivas e 280 mil hectares de área florestal manejada.


O que você acha do modelo de negócios dessa grande empresa brasileira?


3 visualiza√ß√Ķes0 coment√°rio

Posts recentes

Ver tudo

Coment√°rios


bottom of page