šøBanco do Brasil
O Banco do Brasil foi fundado em 1808, por Dom. JoĆ£o VI. O Banco era uma espĆ©cie de ābanco centralā, sendo o quarto banco emissor do mundo e a primeira instituição bancĆ”ria brasileira.
O Banco opera na forma de sociedade de economia mista (atualmente UniĆ£o Ć© titular de 50,0ā¦1% das aƧƵes) e, desde sua criação, Ć© usado para servir aos interesses governamentais do Brasil, hora mais, hora menos.
Talvez, uma boa ilustração seja uma das primeiras crises vividas pelo Banco, em 1829. Considerado culpado pelo forte processo inflacionĆ”rio do paĆs, fruto da emissĆ£o de papel-moeda para financiar movimentos polĆticos, o Banco teve liquidação decretada por lei.
Em 1851, 18 anos após o encerramento das atividades do Banco, o BarĆ£o de MauĆ” (re)criou o āBanco do Brasilā. PorĆ©m, apenas em 1853, por ordem do Ministro Joaquim JosĆ© Rodrigues Torres (Visconde de ItaboraĆ), fundiu-se o banco de BarĆ£o de MauĆ” com o Banco Comercial do RJ. Estava oficialmente recriado o Banco do Brasil.
Mais de um século depois, um importante marco para o Banco foi em 1964, quando houve a criação do Banco Central do Brasil, o qual absorveu as funções monetÔrias do Banco do Brasil, que pÓde voltar-se mais para atividades bancÔrias.
Em 2006, após mais de 100 anos de listagem em bolsa, aderiu ao Novo Mercado, apesar de muitos investidores ainda considerarem o ārisco-Estadoā alto.
O Banco é reconhecido pela forte presença no agronegócio. Além disso, vem conquistando bons resultados rece
ntemente. Foi eleito empresa do ano de 2014 pela ISTOà Dinheiro e, em 2019, foi eleito instituição financeira mais sustentÔvel do mundo pelo ranking Global 100, da Corporate Knights.
E você? O que acha deste modelo de negócio?