[DESTAQUE DO MERCADO]
⚡️EDP - Energias do Brasil S.A.
O Grupo EDP (Energias de Portugal) chegou ao Brasil em 1996, com a aquisição de participação minoritária na Cerj (atualmente Enel).
Quatro anos depois, após a aquisição de 25% da Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, no Tocantins, e de aquisições societárias, o Grupo EDP funda, em 2000, a EDP Brasil S.A.
Em 2005, após processo de reorganização societária e renovação da identidade visual, a EDP Brasil realiza IPO no Novo Mercado da Bovespa. A operação, que totalizou R$ 1.2bi, foi a maior operação realizada naquele ano.
Como estratégia, a companhia investe nos três subsetores do setor elétrico: geração, transmissão e distribuição. Os investimentos para crescimento horizontal e vertical são constantes na história da empresa, inclusive atualmente.
Ainda, a companhia vem buscando ao longo dos anos desenvolver imagem ligada a sustentabilidade e inovação.
Em sustentabilidade, a EDP Brasil já recebeu diversos prêmios em desenvolvimento sustentável, muito por conta de suas ações sociais e suas operações “limpas” no ramo de geração de energia, com hidrelétricas e parques eólicos. Já em inovação, a companhia foi a primeira do setor a usar a tecnologia blockchain para a medição do consumo de energia elétrica.
Atualmente, as ações da EDP Brasil compõem o IBOVESPA e acumulam valorização de aproximadamente 10x em relação ao seu IPO. A EDP Brasil é uma “tenbagger” e ao mesmo tempo distribui dividendos aos seus acionistas, mesmo que em menor volume que outras empresas do setor.
E você? O que acha desse modelo de negócios?
#lmfufrgs #mercadofinanceiro #destaquedomercado #edpbrasil