top of page
Buscar

18/11/2020

[DESTAQUE DO MERCADO]


📚Cogna Educação


A Cogna Educação é hoje a segunda maior empresa de educação do mundo. Porém, sua história começa em um curso pré-vestibular chamado Pitágoras, em Belo Horizonte, no ano de 1966.


No início dos anos 70, a rede expandiu suas atividades para o ensino fundamental e médio e, na década de 80, internacionalizou-se, abrindo colégios no Iraque e na Mauritânia.


O negócio seguiu em expansão. Na década de 90, foi criada a Rede Pitágoras, a qual permitiu maior integração das escolas com o sistema de ensino do grupo. E, em 2005, foi inaugurada a primeira instituição de ensino superior do grupo, a Faculdade Pitágoras.


Em 2007, o grupo passou a negociar suas ações em bolsa, sob o novo nome de Kroton Educacional. Após o IPO, o grupo recebeu importante aporte do fundo de private equity Advent International.


Nos anos seguintes, o grupo realizou importantes aquisições, sobretudo da Anhanguera Educacional. A aquisição da Estácio foi tentada desde 2016 pelo grupo. Porém, tal operação foi reprovada pelo CADE


Em 2019 o grupo alterou seu nome para Cogna Educação. Além disso, passou a ter quatro divisões internas: (i) Kroton, de ensino superior; (ii) Saber, de cursos de idiomas e escolas de ensino básico; (iii) Vasta Educação, de serviço de gestão de escolas e materiais didáticos; e (iv) Platos, de serviços de gestão para ensino superior.


Em 2020, porém, a empresa encontra-se em um dos momentos mais desafiadores de sua história. A crise causada pelo Covid-19 trouxe elevado índice de inadimplência e evasão nos cursos superiores oferecidos pelo grupo Cogna. O cenário é demonstrado pela queda livre dos lucros do grupo, passando de 20,7Mi no 3T19 para um prejuízo de 1,3Bi no 3T20.


E você? O que acha desse modelo de negócios?






9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page