[DESTAQUE DO MERCADO]
📞Telefônica Brasil
A Telefônica Brasil surgiu na década de 1990, quando os serviços de telecomunicações foram privatizados no Brasil. A a companhia espanhola “Telefónica” adquiriu diversas empresas de telecomunicações, entre elas: Telesp, Cia Telefônica Borda do Campo e Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto e Companhia Riograndense de Telecomunicações.
Em 2004, adquiriu a Atrium Telecomunicações, em 2007, 49% das ações da TVA e, em 2008, a empresa de banda larga Ajato. Na década de 2000, a Telefônica também iniciou parceria com o Grupo Abril e passou a oferecer serviço de TV por assinatura.
Em 2010, a Telefônica adquiriu os restantes 30% de participação na joint venture “Vivo” junto à Portugal Telecom. Já em 2011, incorporou a então subsidiária Vivo.
Hoje, a Telefônica é conhecida como Vivo. E não é por acaso. Logo após a conclusão a incorporação da marca, a Telefônica transferiu todos os seus serviços para a marca “Vivo”, em uma operação de 120 milhões de Reais. Posteriormente, o mesmo processo de incorporação à marca foi feito com a Global Village Telecom, adquirida por 9,3 bilhões de Reais e com a GVT.
Atualmente, a Telefônica atua nos setores de telefonia fixa/móvel, banda larga e TV por assinatura (Vivo TV). A companhia tem cobertura de cerca de 90% da população brasileira, em mais de 3000 cidades. Mais de 20 milhões de clientes de telefonia fixa são atendidos por fibra.
O controle segue em poder da espanhola Telefónica, a qual atua em mais 10 outros países. A empresa é visada por investidores devido às suas receitas recorrentes, alto dividend yield, baixo endividamento e boa governança corporativa. Nesse último quesito, a companhia concluiu em nov/20 processo de conversão de todas as ações preferenciais (VIVT4) para ações ordinárias (VIVT3).
E você? O que acha deste modelo de negócios?